Eu tenho tantas mas tantas coisas para vos contar desde o inicio do mês, não tenho parado um fim de semana em casa. É bom, claro que sim mas depois fico sem tempo para fazer nada. Não me estou a queixar, atenção!
E assim hoje vou falar-vos de Guimarães. A convite do Ibis (agradeço desde já o convite) fomos redescobrir a cidade "Berço da Nação".
Dois dias dedicados a uma cidade que eu adoro mas que já não lá ia há anos. É das cidades que estão perto do Porto, cheias de história mas a proximidade nem sempre nos leva lá para passear mais frequentemente. Um erro pois são cidades tão bonitas que é mesmo um desperdicio não frequentar a cidade. Afinal é o "Berço da Nação".
Rumamos a Guimarães no sábado e ficamos a saber que esta noite seria a noite mais agitada do ano na cidade. A noite da festa Nicolina. Não conhecia de todo esta festa e vergonhosamente pois estou a poucos km de Guimarães. A festa caracteriza-se por e passo a citar:
"As Nicolinas são Festas de Estudantes de Guimarães, celebradas em honra de São Nicolau de Mira. Iniciam-se a 29 de Novembro e terminam a 7 de Dezembro. São compostas por vários números: o Pinheiro e Ceias Nicolinas (o número mais concorrido onde os participantes, após um jantar pelos restaurantes da cidade, desfilam pelas ruas de Guimarães entoando os Toques Nicolinos ao som dos bombos e das caixas), as Novenas, as Posses, o Pregão Académico Vimaranense, as Maçãzinhas, as Danças de São Nicolau, o Baile da Saudade e a Roubalheira. Ultimamente tem vindo a ser defendida a candidatura das Festas Nicolinas a Património Oral e Imaterial da Humanidade.(In Wikipédia)
Foi uma animação garantida com imensas pessoas na rua e os estudantes por todo o lado. Os bombos estavam nas mãos de todos, desde o mais pequenos aos mais velhos. Juro-vos que parecia São João.
Claro que não sabendo desta festa e desta tradição chegamos à cidade à confiança para arranjar um sitio para jantar. No facebook já me tinham avisado que seria quase impossível arranjar uma mesa num restaurante nesta noite mas eu não sou mulher de desistir assim facilmente. Na SR Petisqueira apesar de já terem as mesas todas marcadas arranjaram uma hora para nós jantarmos! É escusado dizer que foram todos hiper simpáticos e viram logo que eramos "estrangeiros" que daquela tradição não sabiamos nada.
Embrenhamo-nos na cidade e foi uma festa!! Festas é com a Sav Maria.
Nós ficamos hospedados no Ibis de Guimarães, bem situado e mesmo em frente ao Shopping Guimarães. Por incrivel que pareça nem lá entrei e nem sequer vislumbrei as lojas. A cidade tem muito para se ver e um Shopping é sempre um Shopping.
O Domingo foi passado a passear e a visitar o castelo e o Paço dos Duques de Bragança. Vale bem a visita. A mais pequena ficou delirante com o Castelo e só de pensar que por lá andaram "princesas" e "principes" dos seus sonhos, andava delirante.
Já foram a Guimarães? Não? Toca a visitar que a cidade que é linda e os seus habitantes super simpáticos. Ficam algumas fotos.